segunda-feira, maio 19, 2003

É o bicho

É engraçado como nossa memória é curta e acabamos repetindo certos erros. Uma das grandes enganações da última década são os cartões C&A. É muito fácil entrar na loja e comprar usando o seu cartão, o difícil é enfrentar, mensalmente, as filas quilométricas dentro das lojas para pagar a fatura, uma vez que a mesma não pode ser paga em bancos. Eu já sabia disso, mas há pouco mais de um mês, numa dessas andanças pelo centro, acabei entrando lá e comprando um par de bermudas.

Pois bem, esse mês a minha fatura não veio e, com isso, me esqueci de pagar a maldita conta. Para evitar as filas do centro, acabei saindo mais cedo e indo ao Shopping Del'Rey, onde as tais filas costumam ser mais comportadas. É longe, mas é caminho para a UFMG. Chegando lá, logo aparecem alguns funcionários te oferecendo cartões, empréstimos, seguros, títulos de capitalização. Virou uma financeira aquilo ali. Enfim, paguei, recusei um cartão de crédito e saí. Segui então para o ponto de ônibus. Na frente, como não poderia deixar de ser, dentro de um cômodo caindo aos pedaços, um ponto de jogo do bicho. Não satisfeito em estar enquadrado em uma contravenção apenas, o dono do estabelecimento ainda espalhou alguns caça-níqueis e outros joguinhos eletrônicos, para arrancar alguns centavos dos indivíduos que aguardam o ônibus. Nesse ponto a coisa é tão descarada que nem aquele biombo que separa o balcão da rua e dá uma "disfarçada" na coisa existe.

Então fiquei pensando. Eu não sei até que ponto a C&A depende da loja de roupas para sobreviver hoje em dia. Acredito que a grande fonte de faturamento da empresa nos últimos anos seja a financeira. Para isso, nem é preciso dar uma olhada no balanço, é só ver o número de escritórios que a financeira deles tem aberto por aqui. Quer ficar rico? Empreste dinheiro a juros de mercado. É um dinheiro muito fácil, limpo. E, sei lá, é lógico que uma coisa não justifica a outra, mas enquanto eu estava em pé, no sol, esperando o ônibus com mais uma dezena de pessoas em frente a um ponto de jogo de bicho ao mesmo tempo que, logo ali, do outro lado da rua, uma loja faturava milhões sem muito esforço, aquela miséria toda fez algum sentido.